9 de nov. de 2011

Como bem tudo que é bom? É muito ruim!

É uma pergunta que eu estou me pediu ontem à noite e eu já tinha ouvido na boca de um dos meus tios há muitos anos. Ele também é uma questão que qualquer criança pode ter (e que eu próprio sou provavelmente pedir jadis…) quando forçado a comer certas coisas sobre os outros, com o pretexto de que "não é bom para a saúde".
Nesse caso, eu às vezes me perguntam quando eu quero comer uma refeição que não está especificamente indicada para o plano que deve ser seguido.
Sem dúvida que esta é também uma pergunta que muitas pessoas que seguem uma dieta surgirem, mas eles falam pouco.
Isto fá-lo não acho que um filme inesquecível passagem de "La grande Vadrouille", de onde o inglês é uma curta passagem em um convento (filmado na realidade em the hospices de Beaune), onde é suposto ser tratada para qualquer doença (enquanto ele fugiu os alemães) e onde a irmã que considera disse:
"Você gosta tudo bem, isso é bom?". Inglês concede da cabeça, e ela respondeu no aviso: "é muito ruim." 
Como melhor ilustrar esta antinomia que existe entre o que gostamos de comer e o que é bom para comer para sua saúde? Por que é frequentemente atraído pelo que é ruim para nós?
Vous aimez bien tout ce qui est bon ?
"Você ama tudo bem, o que é bom?" - "Isso é muito ruim"!


Após uma pequena reflexão para tudo, eu distinguir pelo menos três causas que podem justificar nossas más inclinações para "alimentar":
1 / As causas psicológicas : é possível que é dependente psicologicamente algum alimento há na realidade não é realmente necessário. Simplesmente porque eles são "bons".
Eu acho que alimentos como chocolate, biscoitos, açúcar (no século XIX, consumido praticamente sem açúcares em tudo e não tornou-se), fresco creme, etc.
Esses "vícios" são muito facilmente reversível, parece-me, onde o corpo não necessariamente precisava desses alimentos, entre outras, grossir…
Tudo é capaz de convencer-se que não há nenhuma necessidade desses alimentos e pode vantajosamente substituí-los com outros alimentos, melhor saúde e também bom, mesmo melhor. Tudo é uma questão de gosto, mas gosto pode evoluir e é bastante possível "para aprender a amar" comida boa para si e para o seu peso.
2 / Faz com que o físico : assim como é possível ser psicologicamente dependentes, é possível a seu cargo "fisicamente" a determinadas substâncias. Acho que o café, álcool, qualquer estímulo, incluindo açúcar ou chocolat… que são alimentos que ele derrotou mais difícil quando ele se tornou "viciado".
O corpo é como "Secretário" e necessita de uma dessas substâncias para trabalhar. Nesses casos, que o advogado? A desintoxicação? ;-)
3 / As causas da deficiência : eu me acordar mais nestes casos lá. Acontece-me muitas vezes atraído por uma pequena apéros sal: fichas de todos os tipos, amendoins, pistácios e empresa...
Mas há momentos onde eu sou nenhum atraiu para esses alimentos. Por quê? Provavelmente porque naqueles momentos, meu corpo não sal de reivindicações. Minha dieta contém relativamente pouco sal. Assim, é normal que, em determinados momentos, eu sinto a necessidade de Refazer o estoque !
Se você perceber que seus desejos não coincidir com a qual você idealmente deve ser, pergunte a mesmo a pergunta: o que é esta refeição, este prato ou esse alimento contém algo que meu corpo precisa ?
Se sim, você provavelmente precisará preencher uma deficiência. Se não, são você não dependente de uma maneira ou outra, deste prato / este alimento faz você assim desejo?
Na minha opinião, qualquer dependência é prejudicial e traz o desprazer de mais ou menos longo prazo. Eu sempre tento evitar. Este é também o que eu aconselho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário